quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A Teoria Da Panspermia

Muitas pessoas acham sem logica a teoria da evolução, mais será que é sem logica ou é por que não entendemos às vezes quando estou discutindo com pessoas criacionistas (Que defendem a teoria da criação Ou seja, que um ser supremo nos tenha criado) as pessoas falam - E você acredita que viemos do macaco. –Não é bem assim nós não viemos do macaco mais sim temos ancestrais semelhantes ao macaco. E sim os seres humanos podem sim evoluir hoje a humanidade é homo sapiens sapiens (homem que sabe e sabe) e sim podemos futuramente evoluir. Um dia eu estava procurando na internet sobre vida fora da terra e descobri a teoria da panspermia que tem até um pouco de logica. A teoria mais aceitável pela Ciência (todos aqui devem saber) é a da “evolução”. Sempre foi uma teoria difícil de explicar. Mas existe outra teoria muito instigante, pelo menos pra mim que adoro temas polêmicos desse feitio.

E se a vida na Terra não tivesse sido criada... NA TERRA?


Foi aceita no século XIX a panspermia é uma das teorias de origem e evolução da vida, que defende que a vida não veio da terra mais sim de meteoritos  que abrigavam formas de vida primárias, e que a Terra  é apenas um dos planetas que recebeu essas vidas primárias, que se propagou com o passar do tempo, dando origem a todos as formas vivas existentes hoje. Segundo a teoria da Panspermia, formulada pelo físico sueco Arrhenius, a Terra teria sofrido uma inseminação por organismos, partículas provenientes de espaços externos ao planeta, chegando a Terra através de poeira cósmica ou meteoritos. O argumento apresentado para tal hipótese é a presença de matéria orgânica em meteoritos encontrados na Terra, como certos tipos de aminoácidos, formaldeído, álcool etílico, tese que foi contradita pelo fato de não ser admitida a sobrevivência de microrganismos a temperaturas tão diferentes da qual são procedentes. Além disso, tais moléculas podem se arranjar de maneira natural no ambiente, sem ter, para isso, qualquer influência biológica. 

A teoria da panspermia encontra-se, ao menos hoje, desacreditada junto à ciência, mesmo havendo dados suficientes para corroborar a afirmação de que a estrutura da matéria no universo é, assim como a matéria no nosso sistema solar, igualmente descrita pela nossa tabela periódica, e para colaborar a afirmação de que há possibilidade de a vida desenvolver-se também em outros sistemas planetários que nem o nosso. O descrédito atrela-se, sobretudo ao fato dessa hipótese simplesmente transferir para lugares remotos do universo a questão sobre a abiogênese química da vida; ao passo que, factualmente verificável, tem-se ciência de que a vida desenvolveu-se e prosperou, até o momento, apenas na Terra. Panspermia implica a hipótese de que a vida existe em todo o Universo, distribuída por meteoroides, asteroides e planetoides. Em suma ela propõe que seres vivos que podem sobreviver aos efeitos do espaço, ao estilo dos extremófilos ou tardígrados, ficam presos nos escombros que são ejetados ao espaço ou por colisões entre pequenos corpos do sistema estelar e planetas que abriguem vida, ou mesmo por catástrofes maiores de natureza similar. Os tardígrados ou similares viajariam dormentes nos destroços por um longo período de tempo antes de colidirem aleatoriamente com outros planetas ou misturarem-se com discos protoplanetários de outros sistemas estelares. Em condições ideais, geralmente em superfícies de planetas novos, as bactérias tornar-se-iam então ativas, dando início ao processo de evolução biológica naquele local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário