quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Falando Do Planeta Kepler-10c

   

         Você já deve ter ouvido falar do planeta Kepler10-c é pode ter ouvido falar mais eu vou fazer um breve resumo do planeta como quantos ano ele tem e sua distancia da terra.
        O planeta foi apelidado de "Kepler10-c" pois foi descoberto no telescópio Kepler da NASA  O anúncio da descoberta deste planeta foi feita em Maio de 2011. Kepler tem muitas chances de abrigar vida "O fato de ser rochoso é o que aumenta as chances de vida do planeta Kepler-10c"-Afirma pesquisadores da universidade genebra. ele está acerca de 560 anos-luz da terra, tem aproximadamente 11 bilhões de anos (mais ou menos 6,5 bilhões a mais que a Terra), uma massa 17 vezes maior que a nossa e dá uma volta completa ao redor de uma estrela na constelação de Draco em 45 dias.
      A descoberta mostra que houve planetas de tipo terrestre que se formaram muito cedo na história do Universo (o Kepler-10c se formou “apenas” 2,8 bilhões de anos depois do Big Bang). Portanto, os planetas que se formaram em torno de estrelas mais antigas continuam no alvo dos telescópios. Pode ser que as respostas para algumas perguntas da astronomia estejam neles.


O planeta foi descoberto pela equipe universitária, CfA Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics. Pensava-se que este tipo de planetas tão massivos, apanhariam gravitacionalmente tanto hidrogénio que cresciam para se tornar planetas como Júpiter.
No entanto, este planeta é inteiramente sólido e diferente das Super-Terras descobertas, sendo assim uma Mega-Terra.
O astrônomo Xavier Dumusque, que liderou a análise dos dados desta investigação, disse: “Ficamos bastante surpresos quando demos conta daquilo que descobrimos”.
O investigador Dimitar Sasselov, diretor do Harvard Origins of Life Initiative, disse: “Este planeta é a Godzilla das Terras!”
A cientista da missão Kepler Natalie Batalha afirma: “Quando pensamos que já sabemos a aparência dos planetas, a natureza mostra-nos algo surpreendente. A ciência é maravilhosa!”
Sasselov diz: “Encontrar planetas como Kepler-10c permite-nos perceber que os planetas rochosos formaram-se mais cedo do que imaginávamos.”
Assim, as estrelas antigas não devem ser colocadas de parte quando procuramos planetas como a Terra.
O planeta Kepler-10c tinha sido descoberto pelo Telescópio Espacial Kepler, da NASA. Ao utilizar o método dos trânsitos pode-se calcular o tamanho do planeta. Assim, já se sabia que o planeta era 2,3 vezes maior que a Terra. No entanto, não existia forma de saber se era um planeta rochoso ou gasoso. Pensava-se que era um mini-Neptuno, que tem uma densa atmosfera gasosa e um interior gelado.
Entretanto, uma equipa de astrónomos utilizou o HARPS-North pertencente ao Telescopio Nazionale Galileo (TNG), nas Ilhas Canárias, e percebeu que o planeta tinha uma massa 17 vezes superior ao planeta Terra. Isto é muito mais do que o esperado. Assim, o planeta Kepler-10c terá uma composição sólida e bastante rochosa, em vez de uma atmosfera de gás.O astrónomo Xavier Dumusque afirma: “O planeta Kepler-10c não perdeu a sua atmosfera ao longo do tempo. O planeta é massivo o suficiente para manter a sua atmosfera caso alguma vez a tenha tido. Assim, o mais provável é que nunca tenha tido atmosfera.”
Apesar da surpresa de encontrarmos um planeta assim, na mesma conferência, o astrónomo Lars A. Buchhave encontrou uma correlação entre as órbitas dos planetas e o tamanho que o planeta precisa de ter para não perder uma atmosfera de gás. Ele sugere que mais Mega-Terras irão ser descobertas à medida que mais planetas são descobertos com órbitas mais longas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário